Nossa História

Saudações Fraternais,
 
É impossível dissociar a história da fundação de nosso Organismo Afiliado sem mencionar o Frater Jorge Carlos. Membro da Ordem Rosacruz – AMORC desde 1965, assumiu diversas funções – ritualísticas e iniciáticas. É professor de Geografia, Pedagogo, Pós-graduado em Estudos dos Problemas Brasileiros, Psicólogo e Terapeuta Holístico, sem citar a extensa lista de cursos já feitos.
Em 1974 , A Grande Loja do Brasil (AMORC-GLP) na figura do Grande Conselheiro Boaventura Filho, o convidou para criar um Organismo Afiliado em São Gonçalo – RJ. Os Rosacruzes residentes no município foram convidados a comparecerem, no dia 23 de novembro de 1974, para uma reunião sobre as diretrizes de expansão da Ordem. Decidiram na ocasião, marcar uma nova reunião para que o Grande Conselheiro pudesse esclarecer os detalhes para o Nascimento de um Organismo Afiliado.
No dia 15 de dezembro do mesmo ano, já com a presença do Grande Conselheiro, Frater Boaventura Filho, para definir o “status” do Organismo Afiliado. A Ordem Rosacruz – AMORC mantém espaços para o encontro de estudantes rosacruzes em diversas cidades, que variam de status (Pronaos, Capítulo e Loja) . Estes locais são chamados de Organismos Afiliados e neles são realizadas diversas atividades que você pode participar além de realizar uma comunhão com os demais membros que frequentam o Organismo Afiliado. Estando a par das diferenças de cada “status”, os 30 membros presentes optaram em fundar um Capítulo Rosacruz mediante autorização da Grande Loja do Brasil.
No dia 22 dezembro de 1974, foi enviada uma carta a Grande Mestre do Brasil, Sóror Maria Moura para autorizar a REUNIÃO ESPECIAL, marcada para o dia 29 de janeiro de 1975, para assim, instalar o Organismo Afiliado em São Gonçalo-RJ.
No dia 29 de janeiro de 1975, enfim, nascia o “Capítulo Rosacruz São Gonçalo.” Desde, então, vem acolhendo todos Os Estudantes Rosacruzes do Município em que está alocada. Na época de sua fundação, ainda com o status de Capítulo Rosacruz São Gonçalo tendo como seu Primeiro Mestre do Organismo Afiliado, o Frater Jorge Carlos. Sendo, elevado seu status para LOJA em 03 de Agosto de 1977. Contribuindo, assim, com à Tradição e Cultura Rosacruz. Reunindo seus membros com o mútuo respeito dentro da Ética Rosacruz.
 
Membros-Fundadores:
 
Jorge Carlos, Geanete Pinho da Silva, Antônio Avelino dos Santos, Pedro Nascimento da Luz, Roberto Marques dos Santos, Sérgio Dionisio de Carvalho, Carlos Fernandes da Silva, Cláudio Ferreira de Sousa, Rubens Ramos da Silva, Adão Correia Caldeira, Miguel Arcanjo do Nascimento, Yarai Procópio Pinto, Léa Silva da Cunha, Vanderlino Teófilo Vieira, Hélio de Sousa Pinheiro, Wanderlan C. de Almeida, Maria Aparecida F. Galvão, Nilta Conceição Gonzaga, Edson Batista Lima, Luiz Pinto, Júlio O. Carvalho, Firmino Fraga Coelho, Cesar de Souza Ramos, Luiz Fernando F. Queiroz, José Luis Teixeira Filho, Maria da Conceição P. da Silva, Ilegível Pereira da Silva, Ilegível Barcelo de Carvalho, Carlos Miranda, José Batista Pacheco, Hélio Pinto da Silva, Altamir de Souza, Nanci Terra Amaral, Adilson Ribeiro da Silva, Ney Stemback, Marcos Aurélio Motta, Hélio Queiroz Barros, Carlos José Gomes de Trindade, Yolanda Magalhães, Manuel Franco Filho, Marfilza Alves de Carvalho, Áureo Fernandes Rocha, Maria Lúcia da Silva Fernandes Rocha, Herbert Beck, Jorge Andrade, Carlos Manuel de Souza, José Ignácio Moura, Hugo Gonçalves dos Santos, José Ribamar Alves do Nascimento, João Alves dos Reis Oliveira, Neander Clóvis, Maria de Lourdes de Andrade Torre, Maria das Graças de Andrade Torre, Francisco de Assis Andrade, Jandira Rosa da Luz e Janaína Pinho da Silva (Columba-aspirante).
 
No dia 29 de março de 1975 foi inaugurado o Capítulo com a presença de 84 membros, sendo necessária realizar duas convocações ritualísticas no mesmo dia. Pois, as acomodações eram para no máximo 50 membros.
 
Primeiros-Oficiais:
 
Mestre: Jorge Carlos.
Mestre Auxiliar: Vanderlino Teófilo Vieira.
Secretário: Áureo Fernandes Rocha.
Presidente da Junta Depositária: Carlos Miranda.
Secretária da Junta Depositária: Nilta Conceição Gonzaga.
Capelão: Sérgio Dionísio de Carvalho.
Matre: Maria Aparecida F. Galvão.
Cantor: Roberto Marques dos Santos.
Cantora: Maria de Lourdes de Andrades Torre.
Guardião Interno: Cláudio Ferreira de Sousa.
Guardião Externo: Yarai Procópio Pinto.
 
Nós, Estudantes Rosacruzes, devemos agradecer a todos que serviram à nossa Amada Ordem com dedicação e amor. Em especial, aos membros pioneiros. Vale, também lembrar, dos membros que assumiram a posição de Venerável Mestre de nosso Organismo Afiliado. São historiadores e história da Vida de nossa Loja.
Agradecemos a todos pelo Serviço prestado! Nós temos que buscar sempre exortar os elevados Ideais a que fomos investidos. Pois, todos que serviram a nossa Sublime Ordem, colocaram o cimento sobre o qual haveremos de edificar o futuro da nossa Loja, consequentemente, da Tradição Rosacruz!

 

Votos de Paz Profunda!

Mestre do Organismo Afiliado.

“Sei que a unidade da Criação de Deus se manifesta em três expressões: No Macrocosmo, como Luz, Vida e Amor; no Microcosmo, como Alma, Personalidade e Corpo; nas ciências materiais e nas artes, como tese, síntese e antítese. Tudo isso está simbolizado pelo triângulo.” Harvey Spencer Lewis, FRC, PhD. Ex-Imperator da AMORC.

 

 

 

0